O Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA MG) é uma cobrança específica destinada a quem tem motos ou carros. Cobrado pela Secretaria de Estado da Fazenda, o IPVA MG tem valor específico, de acordo com o custo do veículo e uma alíquota determinada pelo Estado.
O não pagamento impede a obtenção do licenciamento e o proprietário do veículo encontra bloqueio também para fazer a transferência de posse, caso venda o seu bem. É o Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran) que atende aos proprietários que têm dúvidas ou problemas com esse imposto.
IPVA MG
A cobrança do IPVA MG é obrigatória, inclusive para que o município, o Estado e a União possam ter verba suficiente para fazer melhorias diversas. Afinal, todo o dinheiro referente ao que é pago de imposto é dividido entre esses três da seguinte forma:
-
Metade do dinheiro referente ao IPVA fica com a prefeitura;
-
A outra metade é dividida entre o Estado e a União
O uso do dinheiro do IPVA ultrapassa apenas o setor de trânsito. Na realidade, o governo pode empregá-lo em qualquer coisa que queira, inclusive para manter suprimentos na área da Educação, na habitação e em outros.
Ter esse entendimento faz com que o pagamento do IPVA MG seja melhor visto pelas pessoas. Afinal, muitas delas acreditam que o imposto só é empregado no que diz respeito ao trânsito. Mas descobre que ele tem uma funcionalidade muito mais ampla.
Consultar IPVA MG
A consulta do IPVA MG dá ao cidadão uma informação clara sobre quanto será cobrado, de acordo com a alíquota referente ao seu tipo de veículo. Para fazer essa consulta, o cidadão tem de entrar no site da Sefaz:
-
Informe o Renavam MG 2021 ou a placa do seu veículo;
-
Clique em “Enviar”
A consulta é sempre a respeito de um veículo específico. Sendo assim, o cidadão que tem três veículos tem de fazer três consultas, uma cada para número de Renavam e placa. Essa consulta, inclusive, é possível nos postos de atendimento da Sefaz ou até do Detran Minas Gerais.
Calendário de pagamento IPVA MG
O pagamento do IPVA MG tem data de validade especificada pela placa: a cada número final de placa é definida uma data limite para o proprietário pagar o imposto. Caso ele decida parcelar o valor do seu IPVA em cotas, o vencimento de cada uma delas também variará de acordo com o final da placa.
Quem quiser descobrir as datas de pagamento do IPVA MG em 2020 precisa consultar o seu calendário de pagamento nas unidades do Detran. Se você quiser ter o calendário à disposição, basta acessar o site detran.mg.gov.br.
Onde pagar o IPVA MG
Muitos lugares recebem o pagamento do IPVA MG 2020, como as casas lotéricas e os bancos conveniados. No momento em que o boleto do imposto estiver pronto, é só consultar no próprio documento quais são os lugares onde ele pode ser pago.
Destaca-se que você não poderá fazer o pagamento com cartão de débito, mas é possível usar o cartão de débito. Além disso, qualquer cidadão pode pagar esse imposto usando um dos bancos conveniados, sendo ou não correntista de lá.
Alíquotas do IPVA MG
As alíquotas são as responsáveis pelo valor do imposto do seu veículo. De acordo com as características deste, a Sefaz e o Detran estabelecem a cobrança, que é sempre baseada no seu valor de mercado. As alíquotas em questão são as seguintes:
-
1% sobre o valor de ônibus, motocicletas, micro-ônibus, ciclomotores e caminhões;
-
2% sobre o valor para todos os outros tipos de veículos
Uma pessoa que tem uma embarcação no valor de R$ 345.000,00 pagará como IPVA MG 2% disso, que corresponde a R$6.900,00, tendo a opção de parcelar em algumas cotas, de acordo com o indicado no calendário.
Como entrar em contato com o Detran MG
Se você tem um veículo emplacado em Minas Gerais, conte com toda a estrutura do Departamento Estadual de Trânsito para se informar melhor sobre o IPVA, como pagá-lo e esclarecer outras dúvidas. Para encontrar as unidades de atendimento presencial:
-
Acesse o site oficial
-
Pause o mouse sobre “Contatos”;
-
Clique em “Local e horário de atendimento”
O site do Detran MG também oferece o link do Facebook e você pode fazer contato usando as mensagens privadas.
Conclusão
O IPVA MG é um imposto cujo valor é usado pelo município, pelo Estado e pela União, com o objetivo de gerar lucro para muitas outras áreas, além do trânsito. Seu pagamento é obrigatório e não pode ser feito com cartão de crédito; porém, os bancos e casas lotéricas tendem a aceitar cartão de débito e dinheiro.
Nós agradecemos muito a sua leitura do nosso artigo e reforçamos que informações extra sobre o IPVA MG podem ser obtidas com o Detran.